Responsive web design é
o termo que está relacionado com o conceito de desenvolvimento de um
website para ser alterado de acordo com o comportamento e ao ambiente do
utilizador, com base no tamanho da tela, na plataforma e na
orientação. O website deve ser pensado para realizar as correções
adequadas no smartphone, tela do tablet, do computador ou da TV. Esta
técnica de design particular é a que chamamos de “design responsivo”.
Os
celulares revolucionaram a web, em 2013 já estimava-se que 73% dos
usuários navegavam na internet através de um dispositivo móvel, o que
não existe mais a possibilidade de assumir o risco de não possuir um
site otimizado com uma interface limpa e objetiva. A febre dos celulares
é tão grande que segundo a Unisys demora 26 horas para a pessoa média para relatar uma carteira perdida, porém demora 68 minutos para que elas relatem um telefone perdido.
Mas o design web responsivo não é apenas resoluções de tela ajustáveis e imagens redimensionáveis automaticamente,
mas sim uma nova maneira de pensar no design. Mesmo assim ainda existem
muitas falhas na criação de sites responsivos, criando para o usuário
mais um aborrecimento do que uma experiência agradável.
“40% das pessoas vão escolher outro site se não possuir um design amigável.”
As
pessoas sabem que têm várias opções na ponta dos dedos, então elas
estão mais inclinadas a deixar um site que não pode fornecer-lhes uma
experiência de usuário perfeita enquanto estiverem em seu dispositivo
móvel.
Algumas dicas importantes para você não cometer erros no seu site.
Conhecer
e ter informações do seu público pode ser de grande valia para criação
do seu site, permitindo que você seja altamente específico quando se
trate de ajustar as necessidades de seu público e criar uma experiência
quase perfeita para usuários móveis. Existem várias maneiras de
segmentar os usuários, mas quando estamos direcionados a um tipo
específico de público, não podemos realmente falar em termos gerais,
porque cada nicho tem suas próprias necessidades e exigências especiais.
Sites
de e-commerce, por exemplo, são provavelmente aqueles que merecem mais
atenção e esforço porque eles afetam diretamente a receita e o sucesso
da loja. Sem dúvida, o e-commerce móvel é uma oportunidade que nenhuma
loja ou varejista gostaria de perder, considerando que os usuários
gastaram até US$ 14 bilhões em 2013.
“57% dos usuário de smartphones dizem que não recomendam negócios com um site com um design ruim para móbile”
Ao
usar dispositivos móveis, os usuários não estão dispostos a mostrar
muita paciência em relação a experiências confusas que geralmente são
geradas por projetos confusos ou apenas não intuitivos. Os celulares
atuais são muito poderosos, porém podem estar com 10 jogos rodando em segundo plano, com algum bate-papo de mensagens instantâneas e uma conexão de internet não tão lenta, por isso a intuitividade é importante.
Mas
cuidado! Intuitivo não quer dizer vazio, feio ou confuso, isso
significa apenas que qualquer tipo de design, seja um simplista ou mais
avançado, tem que ser fácil de usar dentro do que ele se compromete a
fazer, deve ir direto ao ponto, porque qualquer ação inútil pode frustrar o usuário.
“Segundo o Google 61% dos usuários não retornam a um site mobile que tiveram problemas para acessar.”
Analisar e aplicar dados
Quando
os serviços de testes A / B foram introduzidos nas massas, todos os
proprietários do site tiveram a oportunidade de abrir uma porta para
melhorias, podendo compreender o comportamento dos usuários sem ter uma
interação direta.
Qualquer
dado que você possuir torna mais fácil criar uma experiência suave,
isso, porque você não está apontando para um público geral desconhecido,
o que lhe dá a capacidade de colocar ênfase em especificidades,
tornando ainda mais fácil para atender todas as necessidades de seu
usuário final.
A Apptimize oferece
análises poderosas, é uma ótima solução para um teste móveis A / B, ela
permite realizar testes em plataformas iOS e Android.
Padrões responsivos
Atente-se
aos padrões, formulários, imagens, vídeos e arquivos de mídia
semelhantes devem ser atendidos de uma maneira específica, devido ao
modo como os dispositivos móveis reagem a esses arquivos ou formulários
em um layout responsivo. Existem vários recursos que permitem que você
tome cuidado com isso sem causar muita dor de cabeça.
Através de um profissional que saiba programar ou empresa que possa desenvolver um design responsivo personalizado. Você também
pode encontrar temas responsivos que já vem pronto para utilizar no seu
site.
https://www.smashingmagazine.com/2011/01/guidelines-for-responsive-web-design/
https://blog.hubspot.com/blog/tabid/6307/bid/24082/9-Amazing-Mobile-Marketing-Statistics-Every-Marketer-Should-Know.aspx#sm.0001txl69q1e54ebxx0nj4mouzve7
http://www.iacquire.com/blog/mobile-behavior-big-game-seating-a-study-with-surveymonkey
https://designmodo.com/responsive-design-patterns/