Rodrigo Fortes

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro"

Design web responsivo vai além de resoluções de tela ajustáveis ​​e imagens redimensionáveis

Já passou o tempo que design responsável era um tendência, hoje ele é essencial para qualquer site.

Responsive web design é o termo que está relacionado com o conceito de desenvolvimento de um website para ser alterado de acordo com o comportamento e ao ambiente do utilizador, com base no tamanho da tela, na plataforma e na orientação.  O website deve ser pensado para realizar as correções adequadas no smartphone, tela do tablet, do computador ou da TV. Esta técnica de design particular é a que chamamos de “design responsivo”.

Os celulares  revolucionaram a web, em 2013 já estimava-se que 73% dos usuários navegavam na internet através de um dispositivo móvel, o que não existe mais a possibilidade de assumir o risco de não possuir um site otimizado com uma interface limpa e objetiva. A febre dos celulares é tão grande que segundo a Unisys demora 26 horas para a pessoa média para relatar uma carteira perdida, porém demora 68 minutos para que elas relatem um telefone perdido.

Mas o design web responsivo não é apenas resoluções de tela ajustáveis ​​e imagens redimensionáveis ​​automaticamente, mas sim uma nova maneira de pensar no design. Mesmo assim ainda existem muitas falhas na criação de sites responsivos, criando para o usuário mais um aborrecimento do que uma experiência agradável.

“40% das pessoas vão escolher outro site se não possuir um design amigável.”

As pessoas sabem que têm várias opções na ponta dos dedos, então elas estão mais inclinadas a deixar um site que não pode fornecer-lhes uma experiência de usuário perfeita enquanto estiverem em seu dispositivo móvel.

Algumas dicas importantes para você não cometer erros no seu site.

Pense especificamente

Conhecer e ter informações do seu público pode ser de grande valia para criação do seu site, permitindo que você seja altamente específico quando se trate de ajustar as necessidades de seu público e criar uma experiência quase perfeita para usuários móveis. Existem várias maneiras de segmentar os usuários, mas quando estamos direcionados a um tipo específico de público, não podemos realmente falar em termos gerais, porque cada nicho tem suas próprias necessidades e exigências especiais.

Sites de e-commerce, por exemplo, são provavelmente aqueles que merecem mais atenção e esforço porque eles afetam diretamente a receita e o sucesso da loja. Sem dúvida, o e-commerce móvel é uma oportunidade que nenhuma loja ou varejista gostaria de perder, considerando que os usuários gastaram até US$ 14 bilhões em 2013.

“57% dos usuário de smartphones dizem que não recomendam negócios com um site com um design ruim para móbile”

Intuitividade e Facilidade de Uso

Ao usar dispositivos móveis, os usuários não estão dispostos a mostrar muita paciência em relação a experiências confusas que geralmente são geradas por projetos confusos ou apenas não intuitivos. Os celulares atuais são muito poderosos, porém podem estar com 10 jogos rodando em segundo plano, com algum bate-papo de mensagens instantâneas e uma conexão de internet não tão lenta, por isso a intuitividade é importante.

Mas cuidado! Intuitivo não quer dizer vazio, feio ou confuso, isso significa apenas que qualquer tipo de design, seja um simplista ou mais avançado, tem que ser fácil de usar dentro do que ele se compromete a fazer, deve ir direto ao ponto, porque qualquer ação inútil pode frustrar o usuário.

“Segundo o Google 61% dos usuários não retornam a um site mobile que tiveram problemas para acessar.”

Analisar e aplicar dados

Quando os serviços de testes A / B foram introduzidos nas massas, todos os proprietários do site tiveram a oportunidade de abrir uma porta para melhorias, podendo compreender o comportamento dos usuários sem ter uma interação direta.

Qualquer dado que você possuir torna mais fácil criar uma experiência suave, isso, porque você não está apontando para um público geral desconhecido, o que lhe dá a capacidade de colocar ênfase em especificidades, tornando ainda mais fácil para atender todas as necessidades de seu usuário final.

A Apptimize oferece análises poderosas, é uma ótima solução para um teste móveis A / B, ela permite realizar testes em plataformas iOS e Android.

Padrões responsivos

Atente-se aos padrões, formulários, imagens, vídeos e arquivos de mídia semelhantes devem ser atendidos de uma maneira específica, devido ao modo como os dispositivos móveis reagem a esses arquivos ou formulários em um layout responsivo. Existem vários recursos que permitem que você tome cuidado com isso sem causar muita dor de cabeça.

Como criar seu site responsivo?

Através de um profissional que saiba programar ou empresa que possa desenvolver um design responsivo personalizado. Você também pode encontrar temas responsivos que já vem pronto para utilizar no seu site.

Referencias
https://www.smashingmagazine.com/2011/01/guidelines-for-responsive-web-design/
https://blog.hubspot.com/blog/tabid/6307/bid/24082/9-Amazing-Mobile-Marketing-Statistics-Every-Marketer-Should-Know.aspx#sm.0001txl69q1e54ebxx0nj4mouzve7
http://www.iacquire.com/blog/mobile-behavior-big-game-seating-a-study-with-surveymonkey
https://designmodo.com/responsive-design-patterns/