Rodrigo Fortes

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro"

Palestra a Ministros de Educação no LATWF

Estou colocando dois vídeos de Ricardo Semler da sua palestra de 2009 no LATWF, em Londres. Os vídeos são muito interessantes para refletir sobre tudo que fazemos e porque fazemos, a chave é a palavra “porque”. Simplesmente porque fazemos as coisas de modo condicionado, como “ratinhos” de laboratório, sem sequer pararmos e nos perguntarmos, porque?

Para quem não conhece, Ricardo Frank Semler é empresário, chefe-executivo (CEO) e sócio majoritário da empresa Semco S/A.

A Semco é uma empresa brasileira conhecida pela sua implementação radical dos conceitos da democracia industrial e reengenharia corporativa. Suas políticas de gestão empresarial inovadoras foram difundidas entre empresas ao redor do mundo. Sob sua gestão, os rendimentos cresceram de quatro milhões de dólares, em 1982, para 212 milhões de dólares em 2003.

Em 1994 revista Time apontou Ricardo entre os "100 Jovens Líderes Globais". Em 1990 como "Empresário do Ano na América Latina" na revista Wall Street Journal Latin America e "Empresário do Ano no Brasil" em 1992.

Ricardo Semler formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e estudou Administração de Empresas em Harvard, escola em que, ironicamente, só conseguiu ingressar depois de escrever uma carta criticando a instituição. Escreveu livros que se tornaram sucesso em vendas no Brasil e exterior, como o Virando a Própria Mesa, seu primeiro livro, publicado em 1988, e Seven-days Weekend, publicado em 2003.

Foi ainda vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e o fundador da Fundação SEMCO, cujo objetivo inicial é criar escolas de ensino básico voltadas para a educação infantil, com uso das técnicas inovadoras de participação democrática. Atualmente Ricardo Semler é diretor da FIESP e articulista do jornal Folha de S. Paulo e Sócio da Tarpon Investimentos em São Paulo, Brasil.
Bem, vamos aos dois vídeos.