Rodrigo Fortes

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro"

BPM e SOA

A TI esta cada vez mais sofrendo pressão do mercado, os desafios das empresas são muitos. Mudanças de mercado, pressão da concorrência, aumento de usuários, evolução tecnológica, obriga as empresas a manterem-se atualizadas, promoverem mudanças internas e possuir capacidade para se adaptarem rapidamente a mudanças.

Por este cenário diversas empresas veem adotando e com sucesso o BPM e SOA. Como resultado, mudanças fundamentais surgiram na maneira como as

partes envolvidas de TI e negócios trabalham juntas. Porém é preciso cuidado, pois ao mesmo tempo que surgem oportunidades, os riscos se equivalem. Segurança, ineficiência e um possível desalinhamento organizacional são alguns riscos encontrados nesta configuração.

BPM

SOA

Otimiza os processos de negócios

Organiza a infraestrutura de TI

Demanda por visibilidade

Demanda por encapsulamento

Orientado diretamente pelas metas da empresa/órgão

Orientado indiretamente pelas metas dos negócios, traduzidas em uma necessidade de TI ágil e governança

Não exige SOA, mas SOA simplifica imensamente as implementações de BPM

Fornece uma camada de controle e governança para a IT sob BPM

Vale a pena as organizações olharem mais para BPM e SOA a fim de lidar com os desafios da transformação e tirar proveito de suas oportunidades. Mas é bom lembrar que para isso é preciso compromisso cultural e tecnológico se a empresa quiser extrair todo o valor dessa convergência de tecnologias e pratica de negócios.