Rodrigo Fortes

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro"

O que Esperar da Sociedade Brasileira

Os mecanismos de fiscalização hoje, mesmo que falhos, são muito mais eficazes que antigamente. Esse é um dos grandes motivos de estar aparecendo toda essa podridão política. Pensando por este lado podemos supor que a repressão é uma forma eficaz de controlar a corrupção e assim diminuí-la.

Eu prefiro pensar em outra solução para o fato, eliminar a corrupção em uma sociedade sem controle, sem repressão. Oi? Como assim? Tente pensar comigo, basta que a sociedade tenha uma consciência moral desenvolvida o suficiente para não tirar vantagem de um bem coletivo comum.

Investir em uma educação moral seria primordial para que tal fato fosse possível, o problema é que ninguém estuda ética, infinitos cursos possuem disciplina de ética, e por incrível que pareça é a que menos desperta atenção pelos alunos e até por alguns professores, não existe a consciência de que é preciso o domínio de certos princípios da formação do pensamento.

Vivemos em uma sociedade que não consegue se posicionar em nenhuma competição relacionada ao conhecimento. Vejam só, eu fiz boa parte de Licenciatura de Matemática, este curso da origem a famosa Olimpíada da Matemática, onde nunca conseguimos ficar bem colocados mundialmente, sempre beirando as últimas posições, isso serve para qualquer competição que envolva conhecimento, sempre somos os últimos.

O que esperar de uma sociedade como esta? Porque esperamos estar bem formados na questão moral, que é muito mais intelectiva e filosófica, se nosso ensino é desprezível, tanto público como privado, se o pouco que se aprende de filosofia é pobre, se somos ensinados a não pensar. Porque deveríamos esperar grandes reflexões na hora de assumir um cargo público? O Brasil se encontra no ranking ético na mesma posição que se encontra em qualquer outra disciplina, beirando as últimas colocações, isso se torna óbvio com o mínimo de reflexão.

Ética é o pensamento sobre a vida, e quando se fala em pensamento complica, e complica muito, "dá aquela travada", muito culpa da nossa educação desprezível, que não nos ensina a pensar.