Rodrigo Fortes

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro"

Clientes X Fornecedores

O que é ser um bom cliente ou um bom fornecedor?

Esse é um assunto muito polêmico na área de TI e cada um puxa sardinha para seu lado, com base no que tenho visto e analisando a opinião de ambos os lados tentarei definir a pergunta acima sucinta e ponderadamente sem tender mais para um ou outro. Se perguntasse a um fornecedor o que seria um bom cliente a grande maioria responderia: é aquele que compra bem, mas não bem por ai, principalmente para empresas que trabalham com serviços. Podemos dizer que um bom cliente é aquele que sabe definir seu escopo, diminuindo o retrabalho e desgaste de ambas as partes. Outro ponto importante é ter tempo para receber os fornecedores, dessa forma o cliente mesmo não tendo interesse no produto fica por dento do que o mercado tem a oferecer, deixando os fornecedores mostrarem o potencial do mercado. Não menos importante é o comprometimento do cliente com o projeto, investindo recursos no mesmo, não deixando toda a solução nas costas do fornecedor. O projeto para ter sucesso é necessário também o comprometimento do cliente.

Partindo para o lado do fornecedor o primordial é estar preparado para o que se propõe. Existem diversos fornecedores que chegam às empresas sem saberem o tamanho da empresa que estão lidando e o que eles podem fazer para ajudar, um bom fornecedor tem que ser assertivo, estar preparado e dizer claramente o que estão fazendo lá e o que se propõe a fazer. O fornecedor tem que saber o que o cliente precisa, pois se o cliente soubesse ele o chamaria e não esperaria bater na porta. O fornecedor além de levar uma solução ou tecnologia ele deve levar um conhecimento ao negócio do cliente, estando preparado para uma reunião, entendo o mercado que esta posicionado o cliente, podendo assim, agregar valor ao processo. O bom fornecedor deve saber dizer não ao cliente, em muitos casos este vem com milhões de sonhos, e é muito fácil dizer que faz tudo, difícil é dizer que isso não é possível, esta negação serve até para preservar o investimento do cliente e protegê-lo, pois muitas vezes os clientes armam armadilhas para si próprios e com o despreparo do fornecedor ambos entram em um ciclo sem fim. Um fornecedor que entregue aquilo que foi proposto, cumpra os prazos, saiba dizer não e se posiciona na hora certa é o fornecedor dos sonhos.

Para finalizar, é necessário o cliente e fornecedor terem um processo de comunicação claro e formal para que toda a informação no decorrer do projeto chegue a quem deve chegar e chegue corretamente, não ficar um jogando a culpa para cima do outro, ser pró ativo e resolver a situação de forma eficaz.