Rodrigo Fortes

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro"

BPMN

Business Process Modeling (BPMN) ou em português modelagem de processos de negócio, é o conjunto de conceitos e técnicas que visam a criação de uma notação gráfica com os processos de negócio existentes em uma organização.

Em 2000 foi criado o Business Process Management Initiative (http://www.bpmi.org), com o objetivo de criar padrões e uma arquitetura comum para gerenciar processos de negócios. Rapidamente grandes empresas como IBM, SAP, BEA, Fujitsu, WebMethods e IDS Scheer apoiaram o projeto.

Em 2001, o Business Process Modeling Notation Working Group (BPMN-WG), da BPMI.org, foi formada por 35 empresas para dar início a criação do padrão BPMN. A versão 1.0 feita por Stephen White da IBM saiu em maio de 2004 e rapidamente se estabeleceu como notação padrão para modelar processos executáveis de negócio. Em junho de 2005, a BPMI anunciou sua junção a OMG (Object Management Group), associação sem fins lucrativos que desde 1989 desenvolve e mantém padrões e especificações, dentre elas, a notação UML. Segundo a OMG, até abril deste ano, existem quarenta e três fornecedores que suportam a notação e mais quatro estão em fase de implementação. Final de 2009 saiu a versão 2.0 beta que pode ser conferida no site http://www.bpmn.org/.

Com BPMN é possível modelar os processos de uma organização em diagramas de fácil entendimento, mensurar o negócio criando indicadores de desempenho baseados nos diagramas e fluxos criados, entender detalhes técnicos e assim por diante.

A idéia do desenho é obter um entendimento rápido dos processos, pois assimilamos bem mais rápido imagens do que texto, permitindo assim, analistas criarem diagramas de processos para os arquitetos de TI e desenvolvedores implementem os processos a serem gerenciados.

"A intenção do BPMN é padronizar uma notação de modelagem de processos de negócios em face a muitas e diferentes notações de modelagem e pontos de vista. Ao fazer isso, BPMN irá fornecer um meio simples de comunicar informações do processo de negócio para usuários, implementadores, clientes e fornecedores." texto tirado do documento versão 2.0 fornecido pelo bpmn.org

BPMN é uma notação excelente para desenhar os eventos de negócio necessários para se trabalhar na arquitetura orientada a serviços (SOA) e descrever como a organização responderá às suas exceções e regras de negócio, proporcionando assim, a eficiência de políticas ágeis da organização.

Outra vantagem é a possibilidade das organizações se ajustarem rapidamente ao B2B. Por meio da notação gráfica a compreensão do desempenho entre os departamentos e das transações de negócio com outras organizações torna-se muito fácil.

Resumindo BPMN é um padrão, utilizado por importantes empresas e possui uma variedade de ferramentas. Esta previsto diagramas de mais alto nível além de uma especificação para fazer o caminho inverso da linguagem de execução BPEL para a notação BPMN.