Rodrigo Fortes

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro"

Biometria, o perigo mora ao lado

Muitos devem ter ouvido falar em biometria, principalmente depois de o governo começar a adotar esta forma de identificação em eleições.
Este termo esta em alta no mundo da TI e será, ou melhor, já esta sendo amplamente utilizado por empresas, bancos e órgãos do governo.
Este avanço esta ocorrendo de modo natural, sem que a sociedade se questione as implicações disto, muito em breve as senhas que são anotadas em papeis estarão extintas.
É dito como uma tecnologia segura, pois teoricamente as informações da íris, veias ou digitais são únicas, ou seja, cada um tem a sua.
Mas não é bem assim, não é tão seguro como se imagina, o que as pessoas não sabem é que essa leitura é feita e armazenada por meios digitais, mas o que isso quer dizer? Todos os dados lidos, seja de uma digital ou da íris, são transformados em código numérico binário e guardados em bancos de dados, dentro das organizações que a usam. Neste ponto é que mora o problema, apesar de afirmarem que é 100% seguro, sabemos que não existe nada 100% seguro se tratando de TI. Bancos de dados são vulneráveis e podem ser copiados internamente por funcionários mal intencionados ou insatisfeitos ou externamente por hackers, crackers, etc.
Quando temos uma senha de banco roubada, fica fácil trocá-la e continuar a utilizar os serviços sem maiores transtornos, mas se roubarem os dados de uma digital ou da íris, como seria o procedimento, colocamos outro dedo no lugar? Ou trocamos a íris?
Já vimos casos de informações da Receita Federal, como dados de CNPJ e CPF, fornecidos por funcionários internos e vendidos em CDs nas praças de São Paulo, imaginem vendendo códigos de digitais.
Esta tecnologia não deve simplesmente ser utilizada por todos a revelia, deve haver uma regulação governamental e principalmente uma política de segurança extremamente complexa e eficiente para guardar estas informações, prevendo ataques e roubos.
O que posso prever num futuro não muito distante são milhares de pessoas lesadas, sem conseguir provar sua inocência, mas o pior é não conseguirem mudar sua digital e continuarão a ser lesadas e culpadas por algo que não cometeram.