Hoje pela manha ouvi esta frase no Bom Dia Brasil da Rede "Bobo", "A polícia precisa de uma nova polícia"(Renato Machado). Demorou a ser percebido isto, vivemos em uma época em que a polícia é uma ameaça para sociedade.
O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, pediu desculpas à família do menino baleado pela polícia. João Roberto, 3 anos, teve morte cerebral. É uma piada o Sr. Ministro ir à Tv pedir desculpas, com aquela cara de chocado como se ele não tivesse culpa nenhuma, se torna tão "safado" quanto o policial que acertou o menino.
Sempre vejo a polícia usar sua autoridade com civis, aliás, ela só impõe autoridade a quem não lhe causa ameaça, ou seja, inocentes e pequenos bandidos. Os programas policiais da TV, que não passam de um teatro barato, se vangloriam ao mostrar policiais prendendo "pivetes" com porte de drogas ou armas. Já perceberam que quando envolve assassinato geralmente não se acha o culpado. Mesmo com ineficiência da polícia ela continua sendo glorificada nestes programas ridículos, será que são cegos? Fazer o que, a sociedade sem cultura continua dando audiência, adoram uma desgraça.
Não vamos culpar totalmente os policiais, mas sim seus superiores, que convivem com toda essa hipocrisia e nada fazem para mudar, continuam sentados em suas cadeiras, só recebendo dinheiro do povo que tem direito a segurança. Segurança? Existe isso?
É preciso uma reforma rápida na segurança pública e capacitação de policiais. Enquanto isso continuamos de mão atadas controlados pelo tráfico, bandidagem e uma polícia despreparada que é uma ameaça somente à sociedade.