Rodrigo Fortes

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro"

Cuidados com Wi-Fi

É cada vez mais freqüente a compra de computadores portáteis e com eles o uso de roteadores wi-fi, os usuários instalam este equipamento para acesso a internet e deixam as configurações de segurança para depois ou muitas vezes nem se importam com isso. Isto não é nem um pouco aconselhável, além de seus dados ficarem vulneráveis a roubo, o caso mais grave é fazer com que o dono responda por causas ilícitas na justiça, causado por pessoas desconhecidas que conseguem acessar seu sinal de internet através do roteador.

Abaixo seguem 4 dicas importantes a qualquer usuário mais leigo no assunto.

1 - Sempre Usar Senha

É essencial o uso de senha, de preferência uma senha complexa, nada de data de nascimento ou números previsíveis, opte por uma senha extensa acima de 8 dígitos, misturando letras, números e símbolos.

2- Esconder a rede

Outro fator importante é esconder a rede wi-fi, através do SSID (Service Set Identifier) desativando-o.

3-Criptografe

Os roteadores wi-fi permitem a criptografia de informação, é recomendado o uso de criptografia WPA ou WPA2, existe também a WEP que já é considerada ultrapassada. Segundo especialistas o bom uso de criptografia em redes wi-fi pode torná-la mais segura que uma conexão a cabo.

4-Endereçamento de máquina

Uma forma mais avançada de configuração é cadastrar máquinas específicas para acesso através do MAC (Media Access Control), este endereço é responsável pela identificação de cada máquina na rede de computadores. Este item é mais complexo para leigos, porém existem muitas informações na internet que torna possível ser feita a configuração por qualquer pessoa que tenha um pouco de conhecimento sobre o assunto.